Atualidade

Cuiabá ganha academia infantil que une exercício físico e brincadeira

PI 7804 - MUTIRÃO DA CONCILIAÇÃO - PREFEITURA

O espaço que inaugura dia 20 de setembro oferece método próprio que estimula força, coordenação, agilidade e autoestima

 

Os altos índices de sedentarismo e obesidade infantil são preocupantes. Com o aumento dos produtos industrializados e a evolução tecnológica, as crianças têm se alimentado cada vez pior e se exercitado menos. Para mudar este panorama, inaugura em Cuiabá no dia 20 de setembro a franquia, Academia Infantil Hora do Recreio, no bairro Popular. O espaço oferece uma verdadeira mistura de atividades físicas, vida saudável e orientação, aliado às brincadeiras e práticas lúdicas, para crianças de 2 a 12 anos.

 

A academia impulsiona o movimento por meio de atividades divertidas e agradáveis que estimula o desenvolvimento da criança. “Aqui a prática da atividade física é em forma de brincadeira, lúdica e prazerosa, orientamos as crianças a cultivarem o hábito da vida saudável para a vida toda”, diz a médica e proprietária, Maria Gabriela.

 

Gabriela destaca que quando se trata de desenvolvimento físico vemos que nos dias de hoje grande parte das crianças desconhecem o prazer das atividades físicas. Por isso, foi desenvolvido um local exclusivo para a criançada onde a dedicação à atividade infantil é prioridade.

 

“Geralmente a criança vê a atividade física como algo cansativo e não tem tanto interesse, por isso a academia desenvolve as atividades aliadas a brincadeiras e a diversão. Além disso, cada atividade tem uma hora de duração e as crianças frequenta a academia durante a semana quantas vezes puderem", explica.

 

Segundo ela, o perfil das crianças do local é bastante variado. As atividades com a criançada são acompanhadas por educadores físicos. Cada turma é dividida por faixa etária: 2 anos, de 3 a 5 anos, de 6 a 8 anos e de 9 a 12 anos.

 

 

Por que começar cedo?

 

O hábito de praticar exercícios e a consciência da importância de uma vida saudável deve ser cultivado desde cedo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças pratiquem 60 minutos de atividades de moderadas a vigorosas por dia. No entanto, a criança não é um adulto em miniatura e deve praticar atividades prazerosas e adequadas à idade e que devem incluir brincadeiras, jogos e esportes.

 

A prática de atividade física regular na infância estimula o aumento da força e da resistência, ajudando a construir músculos e ossos saudáveis, evita o aparecimento de problemas de saúde como obesidade, problemas cardíacos, além de aumentar a autoestima e a autoconfiança. “A atividade física na infância também tem um grande papel no desenvolvimento motor básico, fazendo com que ela explore novos movimentos, descubra e supere seus limites”, pontua Maria Gabriela.

Fonte: assessoria

Gostou? então compartilha ai!