Saúde

Revide a ressaca ...

Água

Quando ingerida em grande quantidade, a bebida alcoólica leva à desidratação, pois o álcool “retira” a água das células, agindo como um diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com a consequente perda de água pelo organismo. Uma dica para evitar a ressaca no dia seguinte é alternar o drinque com o consumo de água mineral, ou água de coco, ou mesmo um suco de frutas. Assim o teor alcoólico fica diluído, o corpo não se desidrata, e certamente o número de doses da bebida será menor. Se a ressaca está instalada, mais um motivo para beber muita água e ajudar o corpo a se livrar das toxinas acumuladas.



Água de coco

Uma noite de bebedeira costuma se traduzir em fraqueza e mal-estar no dia seguinte. Os músculos também pagam o preço do exagero. Quanto mais você beber, mais desidratado você fica. Esta perda de água é acompanhada de grande eliminação de potássio, e assim seus músculos entram em fadiga, você se sente cansado, tem dor de cabeça e náuseas. A água de coco, rica em potássio e outros sais minerais, acelera a eliminação de toxinas, repõe eletrólitos diversos e o líquido perdido com a desidratação. Tome um coco gelado ao acordar – a sensação de bem estar é imediata.



Café

O café melhora alguns dos sintomas da ressaca.  Ele contém uma quantidade elevada de cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso central, e assim ajuda a reduzir a fadiga e a organizar os pensamentos confusos, efeitos do excesso de álcool. O café também alivia a dor de cabeça porque a cafeína é um vasoconstritor, isto é, os vasos sanguíneos se contraem e há uma redução da pressão do sangue nos vasos cerebrais. São os vasos dilatados ou inchados que ocasionam a dor.



Um estudo feito pela Associação Médica Americana e publicado na revista Archives of Internal Medicine mostrou o papel do consumo de café na prevenção da cirrose do fígado causada pelo álcool. A cirrose é uma doença degenerativa, muito grave, que causa a perda da funcionalidade do fígado. Neste estudo com 125.000 pessoas foi constatado que uma xícara de café por dia reduziu o risco de cirrose em 20%, e três xícaras por dia diminuíram o risco em 80%. Entretanto, o café não deve ser usado como antídoto para o abuso de álcool. Para não ficar doente evite exagerar no álcool.



Chá de hortelã

O chá de hortelã, com sabor refrescante que tira o gosto de ressaca da boca, auxilia o sistema digestivo a eliminar as toxinas e a se recuperar dos excessos cometidos. Seus efeitos são creditados a um óleo essencial presente nas folhas, o mentol, que alivia diversos sintomas da ressaca como náuseas, vômitos, mal-estar e dor de cabeça. Ele pode ser tomado durante todo o dia (quente, morno ou frio), sem acrescentar açúcar ou adoçante, já que isso reduz o seu efeito purificador.



Ovos

Quando você bebe seu fígado precisa metabolizar o álcool e daí resulta a produção de uma substância tóxica, o acetaldeído, que causa os sintomas da ressaca. Para combater esta toxina o corpo precisa de glutationa (um desintoxicante), que é sintetizada pelo corpo a partir do aminoácido cisteína. E aí entra o ovo, grande fonte de cisteína. Mas tem mais, o ovo também é rico em outro aminoácido, a taurina, que ajuda o fígado neste processo de limpeza de toxinas. Então a recomendação é comer dois ovos no café da manhã, de preferência cozidos e com a gema mole – o excesso de calor (cozimento) desnatura os aminoácidos.



Quinoa

Na ressaca você precisa desintoxicar o organismo e restaurar as energias. Invista em carboidratos complexos, assim como a quinoa. Beber de forma exagerada consome os aminoácidos do seu corpo. A quinoa tem um perfil de aminoácidos completo e equilibrado, o que ajuda a reparar os danos causados pelo álcool. Ela também é boa fonte de minerais como o magnésio, que ajuda a combater a fadiga, o mal-estar e a perda de apetite da ressaca. É de fácil digestão e pode acompanhar os ovos no café da manhã, ou entrar sob a forma de flocos no seu suco matinal.



Frutas doces

A frutose, presente nas frutas, ajuda a metabolizar e eliminar o álcool com mais rapidez. Frutas também são fontes de vitaminas e minerais que vão ajudar o corpo na limpeza. As opções são muitas: uva, banana, pera, melão, melancia, caqui, manga, papaia. Elas também são ricas em água o que ajuda na hidratação.



Mel

Assim como as frutas, o mel é um alimento rico em frutose, vitaminas, minerais, enzimas e também em antioxidantes, o que acelera a recuperação. Estudos científicos mostraram esta propriedade antioxidante devido aos polifenóis presentes nele. O mel pode ser tomado puro (uma colher de sopa), ou acrescentado nas frutas, nos sucos, no chá ou na torrada integral. A reposição de energia é rápida e a fadiga vai embora.



Frutas cítricas e ácidas

A vitamina C ajuda o fígado a metabolizar e neutralizar as substâncias tóxicas do álcool. Limão, laranja, acerola, maracujá, caju, goiaba, morango, kiwi, todos são carregados de vitamina C – use à vontade, passe o dia comendo estas frutas ou tomando seus sucos. Especial destaque para o limão – seu sumo ajuda a alcalinizar toda a acidez produzida pela ingestão excessiva de álcool. Tome água com limão ao acordar – seu fígado agradece.



Suco verde

O álcool afeta a absorção e o metabolismo de nutrientes como as vitaminas A, B e C, e de minerais como cálcio, magnésio, sódio, potássio e zinco. Suco de frutas e de verduras ajuda a repor os nutrientes perdidos e a acelerar a eliminação de álcool do organismo. Coloque uma folha de couve no seu suco de laranja, ou um punhado de folhas de hortelã no suco de abacaxi com água de coco.



Brócolis

Assim como os ovos, o brócolis é fonte de cisteína, que ajuda a produzir a glutationa, responsável por combater as toxinas do álcool. O brócolis é um verdadeiro arsenal antirressaca. Ele é muito rico em vitamina C, potássio, ácido fólico e colina, um protetor hepático que ajuda a dar fôlego novo ao combalido fígado. Use e abuse desta hortaliça amiga. Ele pode ser adicionado ao suco verde, cozido no vapor ou acrescentado em sopas preparadas com peito de frango (outra grande fonte de cisteína).



Tomate

Suco de tomate é uma ótima opção na manhã de ressaca.  Ele fornece sódio que ajuda a acelerar a processo de hidratação e a combater o cansaço e a fadiga do dia seguinte.  Tomates são ricos em vitamina C, A e potássio, para ajudar a levantar a moral e o fígado, e também são a melhor fonte de licopeno, um antioxidante que reduz a inflamação no corpo, permitindo a recuperação mais rápida pela otimização dos processos metabólicos.



Gengibre

O gengibre é grande aliado, conhecido por sua ação contra o enjoo, por melhorar o funcionamento do sistema digestivo, além de turbinar o nível de energia. Seu principal óleo essencial é o gingerol, com potente ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres formados durante a bebedeira. Você pode colocar uma colher de café do tempero em pó no seu suco ou uma rodela do gengibre fresco no chá.



Cominho

O cominho favorece a digestão (que fica alterada pelo excesso de álcool), estimula a produção de enzimas que atuam na desintoxicação do fígado, e neutraliza as toxinas produzidas pelo excesso alcoólico. Ele acelera o metabolismo e age como um tônico para equilibrar o corpo desgastado pelos excessos alcoólicos. Isto se deve à presença de óleos essenciais, vitaminas A e C. Acrescente uma colher de café do tempero no suco.



Canja de galinha

O peito de frango é fonte de cisteína (elimina o acetaldeído, toxina do álcool), tem pouca gordura sendo de fácil digestão, e fornece proteína magra para melhorar o processo de recuperação do corpo. Uma canja (preparada com quinoa ou arroz integral, e alguns legumes como cenoura, tomate e brócolis) hidrata, repõe o sódio, potássio e outros eletrólitos, e é perfeita para ajudar o corpo a se livrar dos vestígios da noite anterior.



O que não comer

É importante evitar alimentos pesados e de difícil digestão como frituras, carnes gordas, embutidos e pratos muito elaborados e condimentados. O processo de desintoxicação pode levar de um a dois dias, às vezes até três dias dependendo do excesso cometido.



fonte: bsaude




... pra decorar! fora ressaca!

Fonte:

Gostou? então compartilha ai!