Cuiabá - MT, 03/12/2021 às 23:23 hs

Atualidade

Arqmeeting é mais do que uma noite preparada para arquitetos e designers.

O evento que, foge dos modelos convencionais, promete aproximar referências do mercado, de ponta a ponta; apresentar soluções tecnológicas; dar visibilidade a profissionais, empresas e fornecedores; gerar negócios, conteúdo e conectar propósitos, por meio do engajamento de todos os envolvidos.

O MERCADO

Acompanhando a tendência nacional de reaquecimento, o setor da construção civil começou 2019 com bons indicadores.

Especialistas e autoridades no setor acreditam em bons tempos e sai na frente quem começar a investir.

QUEM REALIZA

A arquiteta e empresária, Fernanda Ferreira, atua no mercado mato-grossense há 14 anos. Criativa e engajada com o mundo da Arquitetura e do Design, a Fernanda buscou colocar o Mato Grosso na rota de eventos do setor, e criou o ArqMeeting que teve sua primeira edição em 2019, com a participação das arquitetas e influencers: Aline Araújo e Juliana Pippi.

O ArqMeeting se mostrou um evento disruptivo, derrubando o conceito de que arquitetura é somente sobre “casas bonitas”, e teve uma repercussão nacional, através das redes sociais.

Na foto : Nildo José - CASACOR São Paulo

Uma homenagem à cerâmica, que acompanha a história das civilizações desde a descoberta do fogo, permeia todo o ambiente de 200 m² do NJ+ arquitetos.

A Casa Olaria traz a sensação de “pé no chão”. É preciso tirar os sapatos para sentir a textura do piso, feito com blocos de cerâmica originados da extração e queima de argila. Das peças artesanais aos tijolos, telhas e elementos decorativos, a beleza do feito a mão e do imperfeito é valorizada nos tecidos, tapetes, texturas, piso e obras de arte. As peças cerâmicas expostas no ambiente são resultado de uma extensa curadoria realizada em vários estados do país. É importante destacar as referências que o profissional baiano trouxe e diluiu a seu modo. O teto quadriculado da sala nos lembra a cobertura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, feita por Vilanova Artigas (1915-1985) e usada por Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) na reforma da Pinacoteca e no Museu da Língua Portuguesa — se os ilustres pares preferiram concreto e metal, Nildo optou pela madeira.

A construção 100% seca resulta em uma casa que será desmontada com todos os materiais reaproveitados. A Casa Olaria é preenchida por peças de cerâmicas de artistas brasileiros. A beleza do imperfeito é valorizada nos tecidos, tapetes e texturas do espaço assinado por Nildo José para a CASACOR São Paulo.

 

ARQUITETO E INFLUENCIADOR :

Nildo José

Com um talento natural pra transformar espaços comuns em ambientes deslumbrantes, o arquiteto Nildo José, nascido em Feira de Santana – Bahia, tem se consagrado uma das promessas da arquitetura brasileira. Sua influência é baseada na corrente contemporânea da arquitetura, que se volta às linhas retas, na forma e a funcionalidade sem grandes excessos.

Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, o jovem arquiteto sempre teve bem claro seu objetivo: ”A arquitetura precisa arrancar suspiros, contar uma história e ser cenário para a felicidade". Além disso, Nildo é especialista em transformar espaços reduzidos em ambientes funcionais, sofisticados e que contam uma história, sempre com um estilo muito marcante e com a assinatura própria. Aposta numa formação que vai além dos seus estudos e acredita no “treinamento do olhar”, nas influências e imagens de diferentes viagens e culturas, que são assimiladas e mescladas às tradições e aos materiais do Brasil. Como resultado: projetos com uma linguagem internacional, mas com essência brasileira. Ambientes elegantes, jovens, vivos, dinâmicos e humanizados.

... vai ser incrível ouvi-lo na semana que vem aqui, em Cuiabá! Já foi atrás do seu ingresso? : @arqmeeting / 23 de novembro às 19:30 no Buffet Leila Malouf

Fonte:

Gostou? então compartilha ai!