Cuiabá - MT, 16/09/2021 às 15:23 hs

Atualidade

Museu da Língua Portuguesa vai reabrir dia 31 de julho de 2021!

Fechado após o incêndio em 2015, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, tem data certa para sua reabertura, além de uma série de atividades programadas. No dia 31 de julho de 2021 o espaço localizado na icônica Estação da Luz retorna às suas atividades.

Depois de ser consumido pelas chamas de um grande incêndio que o levou a fechar as portas, o museu passou por uma reforma e agora tem um novo terraço, com vista para o Jardim da Luz, além de visita à torre do relógio. As instalações foram reforçadas para garantir a segurança contra um possível novo incêndio.

De acordo com informações da Agência Brasil, a inauguração terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do museu, além de acesso ao público seguindo os protocolos de segurança recomendados para evitar contágio pela covid-19.

É recomendado fazer a reserva de ingresso pela internet e, com dia e hora marcados, comparecer ao local. Apenas 40 pessoas poderão fazer o roteiro de 45 minutos dentro do museu. Além disso, cada visitante deve receber um chaveiro touchscreen para utilizar as telas com conteúdos interativos.

 

Programação

Entre as exposições que marcam a reabertura do museu estão a “Língua Solta”, com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos, apresenta artefatos que apoiam seus significados no uso das palavras, como objetos da arte popular e da arte contemporânea.

Já em “Línguas do mundo”, mastros se espalham pelo hall com áudios em 23 diferentes idiomas. Para a instalação, foram escolhidas línguas, entre as mais de 7 mil existentes, que têm relação com o Brasil, incluindo expressões originárias, como yorubá, quimbundo, quéchua e guarani-mbyá.

Os sotaques e as expressões do português no Brasil ganham espaço na instalação “Falares”. E os “Nós da Língua Portuguesa” mostram os laços e a diversidade cultural entre os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O idioma é falado em cinco continentes por 261 milhões de pessoas.

Dentro da programação, o videoclipe de “Meu Bairro, Minha Língua” propõe em seus versos a redescoberta de nossas raízes, heranças culturais e relações históricas, por intermédio de vozes potentes desses artistas de países que falam a língua portuguesa, como Portugal, Brasil e Cabo Verde.

Bem vindo de volta Museu da Língua Portuguesa! Amanhã há de ser outro dia!

Fonte:

Gostou? então compartilha ai!