Cuiabá - MT, 29/06/2022 às 20:22 hs

Política

Melhor idade em VG - super bem cuidada!

O envelhecimento saudável exige a adoção de um estilo de vida que inclua alimentação equilibrada, convívio social e ainda atividade física e mental. O Centro de Convivência Vovô Zeid - em Várzea Grande - já trabalha com essas atividades, mas uma parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência de Esporte, está dando aos idosos uma nova dinâmica que incluem exercícios de ginástica laboral, dança, fisioterapia para hidroginástica, e exercícios com foco no equilíbrio.

As atividades estão sendo realizadas por 35 professores de Educação Física, que estão fazendo em forma de rodízio os exercícios, de acordo com agenda disponível de cada profissional. Segundas, quartas e sextas-feiras os idosos realizam ginástica laboral, já terças e quintas-feiras, fisioterapia para os que participam da hidroginástica. 

O prefeito Kalil Baracat lembra que o Centro de Convivência Vovô Zeid foi inaugurado na gestão da então prefeita Lucimar Sacre de Campos, porém o local só deu início às suas atividades em 2022, em função do período de pandemia da Covid-19, e em respeito e segurança a esse público, inserido no grupo de risco:

“Todos queremos que a melhor idade possa desfrutar de uma qualidade de vida ainda melhor, sendo que para isto, a Administração de Várzea Grande, investe em ações que permitam a esses homens e mulheres um tratamento diferenciado, com mais atenção, humano e voltado para o amor ao próximo”, disse Kalil Baracat.

Como explica a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, o Centro de Convivência Vovô Zaid é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, e que as atividades realizadas pelos professores de Educação Física, dentre outros educadores, atuam no desenvolvimento físico e mental, bem como no convívio social entre os participantes, fatores necessários para que os idosos tenham melhor qualidade de vida.

A gestora ressaltou ainda que a secretaria de Assistência Social atua em várias ações e tem parcerias com várias secretarias, em especial, a de Educação que têm fortalecido com essa ação que está sendo desenvolvida aos idosos do Centro de Convivência Vovô Zeid. “Esta nova dinâmica que vem acontecendo para os idosos que participam de projetos sociais e oficinas realizadas no Centro de Convivência fortalece ainda mais essa parceria. A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer possui diversos setores importantes, em especial, a de esporte e lazer que passa a atuar junto a nossa equipe de profissionais nesta nova jornada com uma atuação que vem agradando a todos os integrantes do Centro de Convivência”, destacou a secretária.

SERVIÇO: No Centro de Convivência Vovô Zeid estão sendo oferecidas 16 oficinas, dentre elas o de música, teatro, artesanato em EVA, pintura em tela, corte e costura, crochê, hidroginástica e pilates.
A capacidade de atendimento é de 150 idosos, mas em função da pandemia, atualmente estão sendo atendidos 100 participantes, sendo 50 no período matutino e 50 no período vespertino. Essa medida é para garantir a segurança dos idosos e dar condições para que desenvolvam suas atividades de forma mais tranquila, seguindo todos os protocolos de biossegurança.
O Centro de Convivência está localizado no bairro IPASE e funciona de segunda a sexta.

 

Fonte:

Gostou? então compartilha ai!