Cuiabá - MT, 27/01/2022 às 11:47 hs

Todas

beleza | Cuidados com os cabelos no verão

Apesar do sol sempre quente e a impressão de sempre verão em Cuiabá, a estação mais esperada pelos brasileiros chega oficialmente nesta semana. Com isso, o cuidado com a pele do corpo rosto e cabelos têm que ser redobrada. Os raios (UVA e UVB) atravessam a cutícula (camada protetora do fio) e desgasta a queratina, proteína que forma a estrutura da fibra capilar. O fio fica poroso, perdendo nutrientes e água mais facilmente.
Por isso é tão importante o uso de um filtro solar capilar. O primeiro passo é criar o hábito de aplicar um filtro nas madeixas seja no dia a dia ou nos momentos de lazer, quando a exposição ao sol é intensa e prolongada. Anote essas dicas:


•  Prenda e esconda os cabelos sob um chapéu ou boné;
•  Antes de aplicar o protetor solar, umedeça levemente os cabelos, para que o creme deslize com maior facilidade, cobrindo todos os fios;
•  Nunca aplique o protetor solar diretamente na raiz. Espalhe apenas no comprimento e nas pontas;
•  Lave semanalmente os fios com um xampu de limpeza profunda, para remover todos os resíduos de produto que acabam se acumulando nos cabelos;
•  Na hora do banho, prefira lavar a cabeça com água fria, que ajuda a selar a cutícula e dar brilho aos fios;
•  Ao sair do mar, enxágüe o cabelo com água mineral ou doce antes de aplicar os produtos. Essa medida evita que os grãos de sal sequem nos fios, deixando-os ressecados.


Para reforçar os cuidados com os cabelos, uma boa idéia é trocar os xampus e condicionadores usados regularmente por produtos formulados especialmente para o verão. Esses xampus removem com maior eficácia os vestígios de areia, sal e cloro. Já os condicionadores são altamente hidratantes, à base de substâncias como lanolina, ceramidas, manteiga de manga e proteínas do trigo.
Não é preciso esperar o verão acabar para cuidar dos fios danificados. As máscaras de tratamento das linhas solares ajudam a repor água, sais minerais, aminoácidos e vitaminas, tratando os fios em profundidade.
Procure fórmulas específicas para o seu tipo de cabelo e bom verão.

Fonte:

Gostou? então compartilha ai!