Cuiabá - MT, 25/05/2022 às 12:57 hs

Todas

bem viver | Sentar-se à mesa

 

Quando você, chega no restaurante, na festa  todo produzido(a), cheiroso(a), bem vestido (a), vai ser posto a prova, quando é chegada a hora de começar a interagir com a mesa posta...

Quando homem, tem obrigação, se educado, e aqui parto desse princípio, sempre, de puxar a cadeira para a mulher, esperar que ela se acomode, e aí, sim, sentar-se. Os mais novos, sentam-se depois dos mais velhos acomodados.

Depois, de sentados, o que vale na convivência e o que mostra de onde você veio, efetivamente, é a naturalidade com que lidem com tudo a frente de vocês... Vários pratos, vários talheres, copos, taças, o que fazer?

Em primeiro lugar se você não tem a destreza pedida, preste atenção, discretamente, a sua volta, pois alguém deve saber. Isso é apenas uma dica para acalmar o desespero, mas o que vale, na verdade,é saber algumas regrinhas que tudo dá certo:

O guardanapo deverá estar ao lado da primeira faca lado direiro - do lado de fora- devidamente dobrado, e assim que sentar, automaticamente, e sem olhar para ele, desfaça a dobra do guardanapo e o coloque no seu colo.

Os talheres estarão dispostos, conforme a ordem do uso, de acordo com os pratos que serão servidos,  sempre de dentro pra fora, tanto do lado direito como do lado esquerdo. Todas as facas estarão, obrigatoriamente do lado direito, e os garfos ou colheres do lado esquerdo.

Conforme forem servindo os pratos - essa mesa para serviço a francesa, e hoje em dia, mesmo em buffet, pois significa o que terá no cardápio - e o que será usado, de dentro para fora, tendo como referência, o prato, ao centro. O que você não servir, no caso do buffet, o talher, não será usado.

Do lado direito ficarão as taças - pois as bebidas serão servidas também pelo lado direito -  a maior para água, em seguida de vinho branco,  na sequencia, para vinho tinto, a última,  a taça fina e esbelta - flutte-  para champanhe. Você deverá escolher se tomará vinho tinto, branco ou champanhe, e desde que escolhido, as outras taças, serão retiradas, e ficará apenas a escolhida e a taça de água, obrigatoriamente. Todas as taças deverão ser colocadas da maior para a menor, da esquerda para direita, formando uma diagonal.

Na parte superior ao prato ficam os talheres que serão usados para a sobremesa, e devem ficar ali, até que a mesma seja servida.

Do lado esquerdo, acima estará o pratinho das entradas, com os respectivos talheres, que serão usado antes de servir-se os pratos principais, obviamente.

É tudo simples, mesmo que pareça assustador, e de verdade, o segredo é ser leve e encarar como se fosse a mesma mesa, posta na rotina da sua casa, simplicidade para lidar com o sofisticado, é o segredo.

Beba devagar, fale baixo, limpe o canto da boca com o guardanapo, sem olhar para ele, devolva-o com delicadeza ao seu colo, volte a comer, quando for beber, coloque o garfo apoiado com as pontas no prato e coloque a faca do lado direito acima,  na borda do prato, e converse, e de risadas discretas, fale baixo,  coma, beba, limpe os cantos da boca, descanse os talheres, pegue-os de volta e comece tudo de novo. Tudo leve, e transmitindo o prazer de estar ali, naquela mesa, e com aquelas pessoas... Simples, assim...

Foto: galeria Flor e Forma

Fonte:

Gostou? então compartilha ai!