Cuiabá - MT, 03/12/2021 às 22:49 hs

Todas

data comemorativa | Dia da Justiça

8 de janeiro, dia da Deusa Justiça segundo o calendário pagão. Ela foi conhecida na Grécia antiga pelo nome de Thêmis e em Roma pelo nome de Justitia. Thêmis é filha de Urano e de Gaia, é a segunda mulher de Zeus. Foi gerada pelas Moiras junto com Nêmesis, — a deusa da Ética. Não é coincidência. É proposital. E serve para que lembremos também que a Justiça nasceu junto com a Ética e dela é indissociável. Sinal claro, na Mitologia Grega, que a Justiça e a Ética são inseparáveis, apesar dos positivistas de agora bradarem que seja possível uma “justiça separada da ética”.

A Justiça, essa divindade temível, era representada até o sec. XIX como uma mulher em pé, de olhos abertos, e espada em riste. O simbolismo era tão forte que até nas representações cristãs barrocas o padrão se repetia com insistência. Quando muito, havia discrepância apenas quanto ao sexo de quem empunhava a espada e a balança por razões de dogmática cristã.

Tudo mudou, hoje a justiça é mostrada sentada, com os olhos vendados, ea espada, baixa... O que,é ela, a justiça, infelizmente nos dias de hoje: Temos uma justiça cegada de propósito com uma venda nos olhos. Uma justiça incapaz de penetrar fundo nas coisas. Em outras palavras: superficial e, consequentemente, fácil de ludibriar. Uma justiça sentada, enfim: passiva, sem ação, lenta, incapaz de agir rápido diante dos fatos que lhe aparecem. Uma justiça com a espada abaixada, ou seja: uma justiça sem poder, sem efetividade, sem capacidade de impor suas decisões. E, o pior: uma justiça que perdeu a balança! Que perdeu sua alma, que perdeu a conexão vital e indispensável com a Sabedoria e o Entendimento...( Razuk )

A Justiça, é indispensável na vida do cidadão, por isso, cada um, deve lutar por ela, incansavelmente para

restaurar a verdadeira Justiça: com balança, de pé, de espada em riste e de olhar atento!

 

*a saber: Hoje é o dia do Pendura, em que estudantes de Direito do Brasil inteiro, sentam-se nos bares e na hora de pagar, saem gritando: _ Pendura!

Fonte:

Gostou? então compartilha ai!