Cuiabá - MT, 27/10/2021 às 23:15 hs

Todas

giramundo cultura | Crianças inspiradoras que saem dos livros

 

Dicas literárias de gente pequena que marcou a vida de muitos que hoje já são "crescidos". O site da Anamaria Biachini selecionou algumas dicas de livros inspiradores que trazem crianças como protagonistas de histórias que encantam várias gerações com ensinamentos atemporais:

 

O Menino Maluquinho, de Ziraldo

Seu protagonista é travesso, mas traz uma felicidade contagiante. Bom para inspirar também os adultos. Metido a saber tudo, ele costuma dar asas à imaginação, mergulhando na fantasia, sem culpa. Um dos personagens clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira. Editado pela Editora Melhoramentos ganhou também as telas do cinema, interpretado por Samuel Costa.

 

Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

O livro Reinações de Narizinho reúne seis das onze histórias que começaram a ser escritas por Monteiro Lobato, em 1920, e levaram cerca de uma década para ficarem prontas. Neste livro Narizinho, a neta de Dona Benta, visita o Reino das Águas Claras e leva com ela a boneca de pano Emília. Com a chegada de Pedrinho, o primo da menina do nariz arrebitado que veio passar férias no Sítio do Picapau Amarelo, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó. Da Globo Livros.

 

Pollyana, de Eleanor H. Potter

Você já ouviu falar do jogo do contente? Pois bem, neste clássico da literatura uma menina órfã, Polly, vai morar com uma tia rabugenta e usa a imaginação para fazer dias difíceis serem permeados pela fantasia. O livro que foi publicado pela primeira vez em 1913, tem tradução de Monteiro Lobato. No Brasil, é editado pela Editora Ibep Nacional.

Fonte:

Gostou? então compartilha ai!